Imprimir
Categoria: Site

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) foi inaugurada no dia 24 de maio de 1925, pelo bispo Dom José Tupinambá com a missão de prestar assistência aos mais pobres. Antes da inauguração, no dia 31 de janeiro de 1925, chegaram as Irmãs do Instituto das Filhas de Sant’Ana para administrar o hospital. Durante mais de cinco décadas, o hospital contou com a força da comunidade e doações de famílias mais abastadas para custear suas despesas. Nas décadas de 1970 e 1980 a SCMS passou a vivenciar uma fase de modernização ao incorporar tecnologias para o diagnóstico, como a tomografia computadorizada e o tratamento do câncer com a Bomba de Cobalto. Neste período, ocorre a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988, e com ele a crescente demanda por atendimentos.

Em 1999 a instituição foi habilitada como Centro de Alta Complexidade em Oncologia, significando um importante avanço para a região. Nos anos seguintes, passou a se tornar referência também em importantes especialidades médicas, como Referência em Alta Complexidade em Hemodiálise em 2001 e Centro de Referência em Alta Complexidade em Neurologia/Neurocirurgia em 2008. A Santa Casa, desde a sua origem, é um lugar de geração e transmissão de conhecimento, propício ao surgimento da pesquisa, referência para instituição de ensino e profissionais de diferentes especialidades.

No ano de 2007, foi certificada pelo Governo Federal como Hospital de Ensino, e desde então qualifica profissionais por meio do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), criado no mesmo ano, após a certificação. 

A estrutura física do hospital possui um terreno com área total de 20.029,00 m².

Ao longo dos anos, a Santa Casa vem investindo em uma gestão profissionalizada, contratando profissionais com formação em gestão na área da saúde, buscando o equilíbrio financeiro, a sustentabilidade e o fortalecimento da sua governança, aliados ao atendimento com qualidade, focado na dignidade para as pessoas. 

                                (Foto: Arquivo/1930)                                                              (Foto: Arquivo/2024)