Imprimir
Categoria: Notícias

Com objetivo de receber orientações sobre a padronização de procedimentos que devem ser tomados na coleta, no acondicionamento e na preservação de vestígios obtidos a partir do atendimento de pacientes vítimas de crimes violentos e traumas nos Hospitais do Sistema de Saúde, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) participou no sábado (07/03) de uma reunião com órgãos de saúde e segurança pública municipais e estaduais.

Na ocasião, a instituição foi representada pela diretora de Enfermagem, Maria da Conceição Nunes, pelos coordenadores médico e de Enfermagem do Serviço de Emergência, Dr. Mauro Rios e Hobber Kildare Sousa, respectivamente. Participaram também a secretária municipal de saúde, Regina Célia Carvalho, e representantes da Perícia Forense do Estado do Ceará, coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses e Hospital Regional Norte (HRN).

Registro e coleta de vestígios

O atendimento deve ser registrado de forma detalhada, contendo informações como: hora de entrada e de atendimento, data, características das lesões e local dos vestígios a serem coletados. A coleta de vestígios deve se substanciar sobre as normas de biossegurança, para evitar contaminação do profissional de saúde e da amostra biológica, sendo essencial o uso de equipamentos de proteção individual (luvas, máscaras, touca e propés).