Imprimir
Categoria: Notícias

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) participou nos dias 21 e 22 de novembro do II Congresso Cearense dos Hospitais e Entidades Filantrópicas. O evento organizado pela Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Ceará (Femice) aconteceu no Centro de Convenções de Sobral e, contou com a presença dos secretários de saúde estadual e municipal, presidentes de federações e profissionais da área de gestão hospitalar.

Pela primeira vez o município de Sobral recebeu o evento com apoio da SCMS. De acordo com o presidente da Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Ceará, Marcos Granemann, regionalizar a discussão sobre o impacto das políticas públicas na filantropia e seus reflexos é fundamental: “Realizar a segunda edição do nosso Congresso em Sobral não foi uma decisão aleatória. A Santa Casa de Misericórdia de Sobral está entre as 10 mais importantes do Brasil e é referência no atendimento em média e alta complexidade”, enfatizou o presidente.

Nos dois dias de Congresso, 70 profissionais da SCMS participaram de palestras dos mais variados temas de gestão em saúde. A palestra de abertura foi ministrada pelo secretário de saúde do Estado do Ceará, Dr. Carlos Roberto Cabeto, que apresentou a Nova Política de Saúde do Estado, e também pelo secretário de saúde do município de Sobral, Dr. Gerardo Cristino, que explanou a situação da saúde na cidade. O Congresso também contou com palestras sobre Gestão de Pessoas, Assuntos Jurídicos e Aspectos Legais para Filantropia, Contabilidade, Qualidade e Segurança, Investimentos e Responsabilidade Civil na Saúde.

Stand da Santa Casa

Durante o II Congresso Cearense dos Hospitais e Entidades Filantrópicas, a SCMS expôs em um stand os serviços oferecidos por seu Complexo à população da zona norte do Estado do Ceará. As histórias de fundação da própria Santa Casa, do Abrigo Sagrado Coração de Jesus, do Hospital do Coração, da Clínica Dom Odelir e do Hospital Dom Walfrido foram apresentadas por meio de uma exposição fotográfica. Os principais serviços e indicadores referentes aos meses de janeiro a setembro deste ano foram apresentados por meio de vídeos. Ainda foram expostos livros publicados com apoio do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) do Hospital, e as formas de doações que beneficiam todo o Complexo.