Imprimir
Categoria: Notícias

Na intenção de proporcionar um melhor início de vida aos recém-nascidos internados no hospital, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) adota, desde o dia 20 de junho, a estratégia QualiNeo, criada pelo Ministério da Saúde para reduzir as taxas de mortalidade neonatal e qualificar a atenção ao recém-nascido nas maternidades. O termo de adesão e compromisso foi assinado na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC).

Após firmar compromisso com o Ministério da Saúde, a Diretora de Enfermagem da SCMS, Lucila Albuquerque, e a Coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal 2, Renides Brasil, participaram da 1ª Oficina de Pactuação da Estratégia Qualineo, onde assumiram a responsabilidade de ser multiplicadores da capacitação que pretende qualificar o cuidado neonatal. O momento visa melhorar o atendimento aos recém-nascidos.

Estratégia QualiNeo

A Estratégia QualiNeo reúne as principais ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para garantir ao recém-nascido o melhor início de vida e que hoje são ofertadas e acompanhadas de maneira isolada, como é o caso da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, qualificação e habilitação de leitos neonatais, Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso (Método Canguru), Bancos de Leite Humano, Reanimação Neonatal e Transporte Neonatal. Com o Qualineo, o Ministério da Saúde pretende focar no recém-nascido como forma de dar continuidade à qualificação perinatal iniciada com a Rede Cegonha, que permitiu a melhoria da atenção à mulher desde o planejamento reprodutivo até a gestação, parto e pós-parto.

Renara Araújo, consultora técnica do Ministério da Saúde que apresentou a Estratégia Qualineo no início da oficina, admitiu que o país avançou na redução da mortalidade infantil e assim conseguiu cumprir uma dos objetivos do milênio na área da saúde. “Agora o Ministério vê como prioridade a atenção aos recém-nascidos que estão nas UTIs neonatais”, afirmou.  A Santa Casa de Sobral possui duas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, totalizando 15 leitos dedicados aos recém-nascidos com complicações.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesa