Ao finalizarem um ciclo de aprendizagens, os 34 jovens aprendizes, que encerram suas atividades na Santa Casa de Sobral, tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre o mercado de trabalho. O evento aconteceu na quinta-feira (04), no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do hospital.
O evento teve como tema “Orientação para o Mercado de Trabalho”, conduzido pela gerente da Unidade de Atendimento do SINE/IDT de Sobral, Marylane Ponte. Na ocasião, os jovens presentes tiveram a oportunidade de conhecer aspectos voltados para a formação profissional, além de discutir sobre Conhecimentos, Habilidade e Atitudes (CHA), com foco em resultados necessários à inserção e permanência no mercado de trabalho.
A reunião foi conduzida pelo coordenador do setor de Gestão de Pessoas da Santa Casa, Carlos Marinho, que ressaltou a importância do evento. “Este é um momento que encerra um ciclo de formação na vida destes jovens que tiveram a Santa Casa como campos de estágio. Por isso, entendemos a necessidade de orientação para os jovens aprendizes sobre a importância do compromisso profissional para o mercado de trabalho”, explica.
A jovem Naiana Araújo, 19 anos, encerra esse momento agradecendo a oportunidade de poder conhecer o funcionamento de um ambiente hospitalar e viver uma nova experiência. “Esse período fez com que eu aprimorasse meus conhecimentos e aumentasse meu interesse pela psicologia, setor na qual eu exercia minhas atividades”, explicou Naiana.
Programa Jovem Aprendiz
O programa jovem aprendiz é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem que visam à capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país.
O projeto é composto por curso de aprendizagem gratuito com duração de até dois anos. Durante este período o aprendiz recebe ensinamentos teórico e prático. O jovem aprendiz recebe capacitação para aprimorar habilidades na área que atuará na empresa. Dessa forma, ele tem a chance de vivenciar o dia-dia dentro da empresa e, ao mesmo tempo, aprender uma profissão.