Depois de passar por um processo de reforma e ampliação, a nova Clínica Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Sobral foi inaugurada na última quinta-feira, 2 de março. O evento reuniu autoridades como o provedor da Santa Casa, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, o secretário de saúde, Gerardo Cristino Filho, e o Delegado da Receita Federal em Sobral, Francisco Cristiano Cabó Lima.
O novo anexo da instituição se destina a pacientes de 0 a 13 anos. É a primeira inauguração programada para este ano. O hospital também está concluindo estruturas como Centro de Parto Normal e nova Oncologia. Entre as especialidades médicas atendidas estão pediatria geral, neuropediatria, hematologia, traumatologia. Os recursos financeiros para a reforma foram adquiridos por meio de uma feira realizada com produtos doados pela Receita Federal.
Dom Vasconcelos agradeceu a todos os que se empenharam em fazer o projeto da pediatria ser desenvolvido. “Celebramos em ação de graças por todos os que se empenharam em trazer recursos para atendermos de forma humanizada estas crianças”, destacou. De acordo com ele, no espaço “há a oportunidade de formar médicos de forma concreta, no cotidiano. Discípulos através da prática, cuidado com a vida, a sociedade, as crianças”.
Lembrando a importância da pediatria como especialidade médica e multiprofissional e ressaltando o papel da Santa Casa como hospital de ensino, o secretário de saúde, Gerardo Cristino Filho, relembrou sua trajetória na Santa Casa desde 1979 e o quanto o hospital caminhou passo a passo no desenvolvimento da área da saúde na Região Norte como hospital de ensino e importante formador nos programas de internato e residência. “Vamos nos juntar para melhorar ainda mais a saúde em Sobral, melhorarmos ainda mais a Santa Casa”, garantiu.
As crianças da zona norte do Estado serão beneficiadas com o novo equipamento. “Trazemos uma nova infraestrutura mais moderna para cuidar no mais amplo sentido dos nossos pequenos pacientes”, explicou a coordenadora da Clínica Pediátrica, a médica Lívia de Vasconcelos Albuquerque. O Delegado da Receita Federal em Sobral, Francisco Cristiano Cabó Lima, ressaltou a influência da Santa Casa para a região. “A importância da Santa Casa para a Região é enorme. Imagine a Região Norte sem a Santa Casa. Só temos a agradecer pelo bom investimento feito com os recursos”, completou.
Estrutura
A Clínica Pediátrica conta com posto de enfermagem, uma sala de preparo de medicação, sala de admissão e procedimentos, sala de estudos, repouso médico e de enfermagem, copa, almoxarifado e utilidades. São 27 leitos distribuídos em sete enfermarias com berçário e tratamento específico de neurologia, traumatologia, pediatria geral, quimioterapia; há ainda enfermaria semi-intensiva e isolamento. São 42 colaboradores, entre os quais cinco médicos, três residentes, dois enfermeiros, 27 técnicos de enfermagem, uma secretária, dois serviços gerais, duas copeiras.
Foto: Vanderley Moreira