Imprimir
Categoria: Notícias

Desde a fundação da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, a Congregação das Filhas de Sant’Ana realiza atividades pastorais com os pacientes, prestando apoio espiritual de acordo com as necessidades de cada um. Atualmente, o Capelão da Santa Casa, Pe. Raimundo Ribeiro de Melo e as freiras Ir. Alaíde, Ir. Celestina e Ir. Expedita buscam fazer nascer esperança nos enfermos e em seus familiares, formando assim a Pastoral Hospitalar.

As visitas são feitas pela equipe com todo carinho, “Eu me sinto muito feliz, não é um trabalho, é uma missão”, disse a Irmã Expedita quando perguntada pelo seu sentimento ao realizar essa ação. “Segundo Madre Rosa os enfermos são as pérolas preciosas de Nosso Senhor. Ao tocar cada um deles, estamos tocando em Jesus Cristo”, complementou a Irmã.

A Pastoral Hospitalar promove visitas aos enfermos nos leitos do hospital e, para aqueles que desejam, Pe. Raimundo ministra o sacramento da unção dos enfermos. Além disso, são realizadas missas na capela da Santa Casa de Sobral e o sacerdote também atende confissões. As celebrações eucarísticas também são presididas pelo Diretor Geral da Santa Casa, Pe. Francisco Júnior Melo.

As atividades lembram a ação do pastor, aquele que acompanha, cuida, orienta e protege o seu rebanho, em todas as situações da vida, especialmente no momento da fragilidade. Ao realizar esse trabalho, busca-se facilitar a vida do paciente dentro do hospital, acreditando que é possível realizar um trabalho humanizado com aqueles que passam por um momento complicado, que é a hospitalização.

A Santa Casa acredita que a saúde não depende apenas do corpo, mas da alma, fortalecendo a pessoa em sua fé diante dos acontecimentos, independente da convicção religiosa de cada um.