Pensando em proporcionar alegria, afeto e fortalecimento do vínculo entre mãe e filhas, a equipe multiprofissional de residentes em neonatologia, em parceria com profissionais do serviço de neonatologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, realizou na quarta-feira (15/03) a comemoração do 1º mesversário das gêmeas prematuras Eloá e Elisa, que estão internadas na instituição.
A comemoração simbólica a beira leito, aconteceu em dois locais diferentes, pois uma das gêmeas está internada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), e a outra está na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa). A ação incentiva a humanização, a importância do contato pele a pele e a celebração da vida.
De acordo com a coordenadora de Enfermagem do serviço de neonatologia da Santa Casa, Renides Brasil, a humanização é importante no serviço para aliviar a ansiedade dos pais, principalmente da mãe que fica por um período prolongado acompanhando seu filho. “Comemorar o mesversário dentro da unidade, mesmo que simbólico, deixa a mãe mais feliz por saber que a equipe está lembrando-se do dia mais importante da vida de seu filho, pois essa data sempre será comemorada em sua casa com os familiares”, explica.