Nesta segunda-feira (12/06), a Santa Casa de Misericórdia de Sobral deu um importante passo em direção à melhoria de seu serviço de emergência. Foi realizada uma reunião, conduzida pela gerente de qualidade do hospital, Leidiane Silva, para apresentação da Metodologia Lean, que será implantada nessa área crucial da instituição.
Durante a reunião, Leidiane destacou os princípios da Metodologia Lean, que busca eliminar desperdícios e melhorar a produtividade por meio da análise criteriosa dos fluxos de trabalho. A aplicação dessa metodologia permitirá uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis, otimizando o tempo de atendimento e garantindo uma assistência ágil e segura aos pacientes. A enfermeira e assessora técnica da direção-geral, Nayana Silveira, também participou do momento e ressaltou que todo esse processo exigirá um trabalho em conjunto e contínuo de toda a equipe envolvida.
"A implantação dessa metodologia representa um compromisso da instituição em oferecer um atendimento de excelência à população. Espera-se que a aplicação dos princípios Lean resulte em redução de tempo de espera, aumento da capacidade de resposta e melhoria contínua dos processos", destacou Nayana.
O encontro contou com a participação de gestores dos serviços de emergência, gestão de leitos, centro cirúrgico e traumatologia, representando uma equipe multidisciplinar no atendimento aos pacientes em situações de urgência. A metodologia Lean, conhecida por otimizar processos, foi escolhida para aprimorar a eficiência e a qualidade do serviço prestado.