A Santa Casa de Misericórdia de Sobral por meio do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), inicia neste sábado (24/06), a implantação do estudo - conduzido pelo Hospital Sírio-Libanês, que propõe o uso de biperideno logo após o traumatismo crânioencefálico (TCE) visando a prevenção da epilepsia pós-traumática (EPT) e ainda, o acompanhamento desses pacientes ao longo de dois anos. O estudo está sendo desenvolvido em hospitais das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. No Ceará, apenas a Santa Casa de Sobral está participando da pesquisa.
Nesta sexta-feira (23/06), os bolsistas voluntários envolvidos no estudo realizaram a assinatura do termo de compromisso e receberam orientações acerca das normas da instituição. Eles participarão do ensaio clínico randomizado multicêntrico e duplo-cego controlado por placebo. Essa metodologia de estudo é usada para demonstrar a eficácia e a segurança de uma intervenção. Nesses ensaios clínicos, os pacientes são aleatoriamente designados a um de dois ou mais grupos: aqueles que receberão o placebo e aqueles que receberão a intervenção que está sendo pesquisada. A pesquisa está classificada como estudo clínico de fase 3.
"Os estagiários voluntários também participarão da coleta de dados a nível ambulatorial, avaliando os possíveis desfechos primários e os efeitos adversos graves, bem como os desfechos secundários que são a avaliação da qualidade de vida e da função neuropsicológica, acompanhamento do padrão eletroencefalográfico (EEG), pesquisa de Apolipoproteína E (ApoE) e verificação de eventos adversos não-graves", destacou o gerente do DEPE, Kairo Cardoso.