A Santa Casa de Misericórdia de Sobral deu um passo significativo em direção à humanização dos serviços, promovendo um treinamento na segunda-feira (11/09) para seus gestores. Sob a condução da gerente de contratualização e regulação da instituição, Nayana Silveira, o treinamento abordou a Política Nacional de Humanização (PNH), que tem sido uma pedra angular do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2003.
A PNH foi concebida com o objetivo de efetivar os princípios do SUS no dia a dia das práticas de atenção e gestão em saúde. Isso visa qualificar os serviços de saúde pública no Brasil, incentivando uma comunicação aberta e solidária entre gestores, trabalhadores da saúde e usuários do sistema.
O treinamento destacou a importância de incorporar a PNH em todas as políticas da Santa Casa, reconhecendo que promover a comunicação efetiva proporciona uma melhor forma de cuidar dos pacientes e de organizar o trabalho dentro da instituição.
“Falar sobre humanização envolve a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde. Isso se traduz em oportunizar uma maior autonomia, ampliar a capacidade de transformar a realidade do cuidado com nossos pacientes”, destaca Nayana.