O serviço de Hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Sobral passou a disponibilizar no mês de outubro, um serviço de cirurgia vascular destinado à implantação de cateter de longa permanência, conhecido como Permcath, em pacientes renais crônicos que realizam tratamento nas unidades de diálise do hospital. Essa ação foi pauta de reuniões com o colegiado gestor que colocou como prioridade a abertura desse serviço.
Os cateteres de longa permanência são dispositivos implantados em grandes veias, como a veia jugular interna, proporcionando um acesso seguro e eficaz para a remoção e retorno do sangue durante o processo de diálise. Isso é fundamental para a filtragem adequada do sangue e a remoção de substâncias tóxicas e excesso de líquidos do corpo, substituindo a função deficiente dos rins.
"Com a implantação desse serviço procuramos reduzir os riscos de complicações associadas a cateteres de curta duração, como infecções e obstruções. O novo serviço é um marco no atendimento aos pacientes renais crônicos da região, proporcionando uma melhor qualidade de vida e garantindo um tratamento mais eficaz e confortável para aqueles que dependem da diálise como parte essencial de sua rotina de saúde", explica a diretora da Santa Casa, Regina Carvalho.