Doar órgãos é uma forma de dar continuidade à vida ao proporcionar uma nova chance a outra pessoa. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 50 mil brasileiros aguardam na fila à espera de um transplante. A campanha Setembro Verde traz o tema à discussão. Nesta terça-feira (27/9), é lembrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos.
Durante todo o mês de setembro a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) por meio da Organização de Procura de Órgãos (OPO), promoveu ações de conscientização sobre doação de órgãos para pacientes e profissionais em todas as unidades do Complexo SCMS. Para encerrar o mês foi realizada uma roda de conversa com o médico e coordenador da OPO, Dr. Cristiano Araújo, o enfermeiro da OPO, Iranildo Fontenele e o Assistente Social Júnior Trajano no Auditório do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa.
“Antes da decisão, é fundamental que familiares de um possível doador estejam cientes de tudo o que envolve a doação, e sejam incentivados nesse sentido”, comentou Dr. Cristiano Araújo.