Imprimir
Categoria: Notícias

Nesta terça-feira (29/04), a Santa Casa de Misericórdia de Sobral recebeu a visita de representantes da saúde indígena do Estado do Ceará, com o objetivo de dialogar sobre o atendimento hospitalar à população indígena.

Segundo o diretor assistencial da Santa Casa, Marcelo Sousa, o encontro teve como foco compreender melhor o processo de acolhimento e fortalecer as parcerias com os polos que atendem às comunidades indígenas. “A Santa Casa já desenvolve um trabalho pautado na humanização e na equidade do atendimento. Nosso compromisso é oferecer cuidado de qualidade a todos que chegam até nós, incluindo os povos indígenas, que merecem ser respeitados.”, destacou.

O DSEI Ceará é estruturado em 10 polos com equipes multidisciplinares responsáveis pela atenção básica dentro dos territórios indígenas. Na Região Norte do estado, 5 desses polos referenciam os atendimentos para Sobral, o que torna essencial a parceria com hospitais de média e alta complexidade, como a Santa Casa.

Para Lucas Guerra, a visita reafirmou o fortalecimento da instituição “Percebemos aqui uma forte preocupação com a equidade e o atendimento digno aos povos indígenas. A Santa Casa e a Secretaria Municipal de Sobral demonstram abertura para parcerias que visam garantir um cuidado diferenciado e respeitoso, valorizando as singularidades dessa população.”

Estiveram presentes na visita a Superintendência Regional do Estado do Ceará; a Diretoria da Atenção Especializada e Hospitalar de Sobral, representada pela Dra. Regina Aguiar, o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Ceará, Lucas Guerra e representantes técnicos dos polos do DSEI.