Imprimir
Categoria: Notícias

A Agência Transfusional da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) é uma Unidade Hemoterápica que tem como função, armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematológicos pré-transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do hospital. A Agência transfusional não realiza a coleta do sangue, ou seja, para doação de sangue o Hemocentro Regional de Sobra ainda é o local indicado. Parceria essa que requer uma auditoria anual para avaliação e qualificação do Serviço. Neste ano, a auditoria aconteceu na quarta-feira (01/06) e garantiu à Agência Transfusional da Santa Casa 97,2% de conformidade nas práticas de segurança do paciente de acordo com os critérios do Programa Nacional de Quali­ficação da Hemorrede (PNQH) do Ministério da Saúde.

As áreas auditadas incluíam Coleta de Amostras e Cadastro, Imuno Receptor, Transfusão, Sistema de Gestão da Qualidade, Comitê – Hemovigilância, Estrutura Física – Instalações e Informações Gerais. De acordo com a enfermeira coordenadora interina da Agência Transfusional da Santa Casa, Marta Matos, a revisita tem o objetivo de garantir práticas de qualidade na segurança do paciente e proporcionar melhorias contínuas dos processos de trabalho, focando em uma cooperação e integração entre pro­fissionais especialistas de referência nas áreas de Hematologia e Hemoterapia. “Ficamos felizes com o resultado de nosso trabalho. Desde já estendo os agradecimentos à toda equipe da Agência Transfusional da Santa Casa”, ressalta.

Para a diretora de Enfermagem do Complexo Santa Casa de Sobral, Dra. Conceição Nunes, o reconhecimento positivo é fruto de um exitoso trabalho de desenvolvimento dos processos assistenciais e gerenciais da Santa Casa voltados à segurança do paciente. “Nossa porcentagem de conformidade reafirma nosso esforço em estarmos buscando ofertar uma assistência de qualidade, humanizada, segura e sustentável para a população de Sobral e região”, enfatiza.