Coordenadores médicos e estudantes bolsistas da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) participaram na quarta-feira (13/04) de uma capacitação sobre preenchimento correto da Declaração de Óbito (DO) e Qualificação das Causas. A capacitação aconteceu no auditório da instituição, e foi ministrada pela médica certificadora de óbitos, Natália Reis de Carvalho, e a gerente da célula de vigilância epidemiológica, Vanessa Farias; integrantes da Vigilância Epidemiológica Municipal.
Segundo a enfermeira do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, Siomara Rodrigues, a declaração de óbito é o documento base do Sistema de Informações sobre Mortalidade “Temos que garantir maior fidedignidade das informações geradas por esse sistema, para que elas possam nortear, de forma mais efetiva, o planejamento e a avaliação em saúde”, afirma.
Ainda segundo a enfermeira, “o treinamento favorece o preenchimento correto e a qualificação dos dados, visando minimizar as informações incorretas, que é fundamental para traçar as metas e prioridades das políticas públicas em saúde”, destaca.