Imprimir
Categoria: Notícias

Com o objetivo de melhorar processos e contribuir para o atendimento de qualidade proporcionado pela Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) a pacientes e familiares de Sobral e região, o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) da instituição realizou nos meses de julho e agosto educações permanentes nos Serviços de Maternidade e Neonatologia do hospital. Os treinamentos abordaram o preenchimento correto das Declarações de Nascidos Vivos  e Declarações de Óbito. Além disso, também foram abordados temas como a importância da notificação compulsória de agravos e doenças presentes no hospital, bem como monitoramento de diarreias e infecções respiratórias agudas.

A Declaração de Nascido Vivo (DNV), criada em 1990, é documento padronizado pelo Ministério da Saúde, e de uso obrigatório em todo o território nacional para que ocorra o registro civil da criança. Já a Declaração de Óbito (DO) é o documento-base do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS), e devem ser preenchidos corretamente em atenção máxima em todos os seus campos. De acordo com a enfermeira coordenadora do NHE da Santa Casa, Siomara Rodrigues, os demais setores do hospital serão treinados entre os meses de setembro a dezembro desse ano. “Estamos buscando capacitar nossos profissionais para que não ocorram erros no preenchimento desses documentos, que possuem alto grau de importância para a conclusão de uma assistência de qualidade”, enfatiza a enfermeira.

Em parceria com a Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde (CCIRAS) e o Serviço de Neonatologia, o NHE também participou de processos de análise e investigação de óbitos.