Imprimir
Categoria: Notícias

Com o intuito de aperfeiçoar a assistência de cirurgia vascular no Serviço de Hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) e dando continuidade aos desafios propostos pelo planejamento estratégico do serviço, reuniram-se médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e o coordenador administrativo do serviço de hemodiálise entre os meses de maio de junho, para criar um plano de ação em relação aos acessos definitivos dos pacientes em diálise (Fístula ou Permcath).

Durante os dias de planejamento, foram utilizados o Diagrama de Ishikawa, para identificar o efeito do problema, relacionado às diferentes causas em relação à medida, método, pessoas, máquinas, ambiente e materiais, e em seguida o Brainstorming, para propor ideias e construir um plano de ação.

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade que ajuda a levantar as causas-raízes de um problema, analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo.

Brainstorming é uma técnica utilizada para propor soluções a um problema específico. Consiste em uma reunião também chamada de tempestade de ideias, na qual os participantes devem ter liberdade de expor suas sugestões e debater sobre as contribuições dos colegas.

Após o uso dessas ferramentas, foram desenvolvidas ações que foram inseridas no Trello, onde foram definidos responsáveis e prazos de realização por prioridade.