Os pacientes que aguardavam atendimento oftalmológico na Santa Casa de Misericórdia de Sobral participaram na quarta-feira (23/11) de um momento de conscientização sobre a importância da prevenção da retinopatia diabética, doença que causa lesões na retina (neovascularização, hemorragias e edema) que podem levar à baixa visão e, inclusive, podendo evoluir para a cegueira. O momento foi conduzido pelos médicos oftalmologistas Andrea Gifoni e Edísio Tavares, e por estudantes do curso de medicina do Centro Universitário Inta (Uninta).
A retinopatia diabética é uma complicação bastante severa do diabetes, causada pelos níveis elevados de açúcar no sangue, que provoca lesões definitivas nas paredes dos vasos que nutrem a retina. “A conscientização das pessoas em relação à prevenção e ao diagnóstico precoce é fundamental para conseguir o tratamento de uma maneira adequada e assim, tentar diminuir a cegueira pelo diabetes”, afirma a médica Andrea Gifoni, oftalmologista da Santa Casa de Sobral.
Os exames oftalmológicos devem ser realizados anualmente em pessoas com ou sem diabetes, afirma o oftalmologista Edísio Tavares. “A retinopatia diabética pode ser diagnosticada na avaliação oftalmológica básica. Exames como a fundoscopia e o mapeamento de retina devem ser realizados para detectar o seu surgimento”, aponta.

