Imprimir
Categoria: Notícias

Durante o mês de novembro várias ações foram realizadas na Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) visando à conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce do câncer de próstata. Entre elas, a instituição disponibilizou exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) – exames de sangue – e consultas com médicos oncologistas para funcionários e seus familiares, com idade a partir de 45 anos. Iniciativa beneficiou 35 homens.

O Exame de PSA é importante para a detecção do tumor. No entanto, ele não descarta a necessidade da realização do exame de toque retal, sendo esses dois exames os mais indicados para detectar de forma precoce o câncer de próstata. Organizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Serviço de Responsabilidade Social e Ambulatório do hospital, a ação contou com atendimentos a funcionários e familiares durante três dias, com a participação dos médicos oncologistas Dr. Leonardo Aragão, Dr. Antônio Talys Ponte, Dr. Guilherme Tiburtino de Queiroz e Dr. Luis Antônio Lima Solon.

De acordo com a coordenadora do Ambulatório da Santa Casa, Aparecida Portela, a campanha – que intensificou o Novembro Azul – faz a diferença na saúde e bem-estar de cada funcionário: “Devemos se atentar à importância de se prevenir. O Ambulatório abraçou essa campanha junto com os médicos, e tivemos três momentos especiais, onde de forma extrovertida pudemos ressaltar a mensagem para todos os homens: cuidar da saúde é fundamental. Não deixe para depois, o que pode ser prevenido cedo. Descobrindo doenças de forma precoce, o sucesso do tratamento é mais garantido”, enfatiza.