A- A A+ |

Agenda de Eventos

Sem eventos

O Programa de Vivências Práticas Extracurriculares (PROVIPE), objetiva a integração da formação acadêmica com as práticas em saúde através da inserção dos estudantes nos serviços assistenciais e administrativos do Hospital, a fim de permitir o desenvolvimento de habilidades técnicas e cognitivas na área de formação dos estudantes. A partir do PROVIPE, os acadêmicos das distintas Instituições de Ensino Superior parceiras têm a oportunidade de ingressar no Programa a partir de processo seletivo lançado anualmente.

• Regulamento PROVIPE remunerado - Clique aqui

• Regulamento PROVIPE voluntário - Clique aqui

• Relatório semestral do PROVIPE - Clique aqui

• Frequência MANUAL - Clique aqui

• Formulário de solicitação de bolsistas (para diretores, gerentes e coordenadores de serviços) - Clique aqui


PERGUNTAS FREQUENTES

Com quanto tempo de estágio tenho direito ao certificado?

Para ter direito ao certificado, é necessário que o estudante permaneça por, no mínimo, quatro meses no serviço, realizando a carga horária completa.

Com quanto tempo posso tirar férias?

É assegurado ao estagiário recesso remunerado de trinta dias por onze meses completos de estágio efetivamente realizado. Além disso, a concessão de férias poderá ser realizada a partir do quinto mês de estágios, sendo proporcional aos meses contemplados de estágio efetivamente realizados.

Minhas férias são remuneradas?

É assegurado ao estagiário recesso remunerado de trinta dias, por onze meses de estágio efetivamente realizados. Podendo ser antecipado 15 dias, após o período de 5 meses. Haverá concessão de recesso proporcional ao período estagiado, caso o estagiário tenha desempenhado as funções em período inferior a onze meses. O período de recesso pode ser fracionado em dois períodos iguais, a critério da coordenação de serviço.

Vou tirar férias, o que devo fazer?

O estudante deve conversar com a coordenação do setor para organizar o período de recesso remunerado para que não prejudique as atividades do setor. Após a decisão ser tomada, o coordenador do serviço envia ao DEPE um ofício oficializando o período de férias do bolsista. Além disso, o coordenador deve sinalizar o período de férias na escala mensal que é enviada ao DEPE.

Vale ressaltar que haverá concessão de recesso proporcional ao período estagiado, caso o estagiário tenha desempenhado as funções em período inferior a onze meses. O período de recesso pode ser fracionado em dois períodos iguais, a critério da coordenação de serviço.

O ponto em que é registrada a biometria deu problema, o que devo fazer?

O registro do ponto é obrigatório para o estudante na entrada e saída do horário destinado as atividades do PROVIPE. Caso o aparelho de ponto apresente algum problema, o estudante deve informar ao Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão (DEPE) e ao seu coordenador responsável, bem como preencher a frequência manual e entregar no DEPE até o primeiro dia útil do mês seguinte.

Não conclui às 84 horas em um mês, posso pagar as horas que faltam?

Não. Não é permitido que o estudante realize a compensação de horas no mês seguinte.

Preciso fazer estágio curricular em outro município e não poderei cumprir minha carga horária mensal, o que devo fazer?

O estagiário que necessitar se ausentar das atividades para cursar estágio curricular fora da cidade de Sobral, poderá solicitar licença de até sessenta dias, ficando o pagamento da bolsa suspenso enquanto perdurar o afastamento.

O afastamento deverá ser realizado mediante apresentação de ofício emitido pela Instituição de Ensino com sinalização de ciência por parte do coordenador do serviço, devendo ser comunicado ao DEPE com até 30 dias de antecedência.

Quantas horas devo fazer no mês?

A carga horária mensal é de 84 horas, não ultrapassando 30 horas semanais ou 6 horas diárias.

Posso adiantar horas para os meses seguintes?

A carga horária que deve ser realizada mensalmente é de 84 horas, não ultrapassando 30 horas semanais ou 6 horas diárias. Assim, não é permitido que o bolsista realize banco de horas.

Qual tipo de trabalho deve ser apresentado ao final do estágio para receber o certificado?

A certificação dos estagiários fica condicionada à apresentação de um trabalho científico ou à publicação de artigo científico relacionado ao serviço de atuação. Um dos autores, coautores ou orientadores dos trabalhos ou artigos deve ser obrigatoriamente um profissional do serviço. Os trabalhos que tenham a SCMS como local de estudo devem ser encaminhados à comissão de pesquisa, conforme fluxo estabelecido.

Posso fazer plantão de 12 horas no período do dia?

Não, pois o estagiário não pode ultrapassar atuação de 6 horas diárias.

Em caso de atestado médico, como devo proceder?

O atestado deve ser enviado para o coordenador do setor e este deve enviar ao DEPE.

É assegurado ao estagiário licença para tratamento de saúde, devendo a carga horária ser compensada, para fins de pagamento de bolsa e integralização de carga horária.

Para atestados médicos com período superior a 30 dias, o pagamento da bolsa ficará suspenso e o estudante não terá direito a reposição de carga horária.

O que é necessário para receber o certificado?

Para que o estudante seja certificado como bolsista do PROVIPE é necessário que cumpra no mínimo 4 meses com carga horária completa, apresente um trabalho científico, ou publique um artigo científico relacionado ao serviço de atuação e que encaminhe o relatório semestral (referente aos seis primeiros meses de atuação) e o relatório final de bolsa.

Assim, a certificação dos estagiários fica condicionada à apresentação de um trabalho científico ou à publicação de artigo científico relacionado ao serviço de atuação. Um dos autores, coautores ou orientadores dos trabalhos ou artigos deve ser obrigatoriamente um profissional do serviço. Os trabalhos que tenham a SCMS como local de estudo devem ser encaminhados à comissão de pesquisa, conforme fluxo estabelecido.

A certificação fica condicionada ao encaminhamento do relatório semestral (referente aos seis primeiros meses de atuação) e do relatório final. É obrigatório o cumprimento de no mínimo 4 (quatro) meses completos de estágio para ter direito à certificação. O estudante que cumprir estágio inferior a 4 (quatro) meses fará jus somente a uma declaração com carga horária referente ao período de estágio efetivamente realizado.