A- A A+ |

Agenda de Eventos

Sem eventos

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) foi idealizada por Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo da diocese de Sobral, e sempre teve como missão a assistência aos mais pobres. Inaugurada no dia 24 de maio de 1925, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, sempre teve como missão a assistência aos mais pobres. No ato inaugural, na festa de Nossa Senhora Auxiliadora, Dom José convidou o então senador João Tomé para a grande solenidade e, ao cortar a fita simbólica de inauguração, o ilustre convidado pronunciou com grande emoção as seguintes palavras: “Abram-se as portas da misericórdia.”

A história da Santa Casa começou treze anos antes de sua inauguração. No dia 25 de agosto de 1912, houve a solenidade da benção da pedra fundamental, feita por Dom José Tupinambá da Frota. No fim de 1918, o prédio estava todo preparado e pintado, esperando por Irmãs Religiosas para dirigirem internamente o hospital. Em 8 de dezembro de 1923, foi fundada a Associação Beneficente da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. No dia 31 de janeiro de 1925, chegaram de fato as Irmãs do Instituto das Filhas de Santa’Ana, para administrar o hospital.

Com 96 anos de existência, o Hospital tem evoluído em suas instalações e na qualidade da assistência. Hospital filantrópico de referência para toda a zona noroeste do estado do Ceará, a Santa Casa atende a uma população de aproximadamente 1,9 milhão de pessoas, oriundas de 56 municípios.

Em 2007, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral tornou-se também um hospital de ensino, certificado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, passando a contar com o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), contribuindo decisivamente para a formação de mais de 10 profissões da saúde e oferecendo nove Programas de Residência Médica e três Programas de Residência Multiprofissional, em parceria com instituições de ensino superior (UFC, UVA, UNINTA e FLF) e com a Escola de Saúde Pública do Ceará.

O Hospital possui 355 leitos e realiza anualmente, em média, 22 mil internações ocupando uma área física de 67.000 m² (sessenta e sete mil metros quadrados), com corpo clínico e assistencial especializado e de serviços de apoio diagnósticos.

Intervenção

O hospital está sob intervenção da Prefeitura de Sobral desde o dia 29 de setembro de 2022 (Decreto N° 3.004)

Diretora-Geral da Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Regina Célia Carvalho da Silva

Diretor Técnico da Santa Casa

Maycon Fellipe da Ponte

Diretor Clínico da Santa Casa

Elson Arruda Linhares

Diretora de Enfermagem da Santa Casa

Fabiara Lima Parente

Diretor Administrativo e de Infraestrutura

Jovianiano Alves Pinto