As boas práticas no cuidado em saúde, sob o olhar da interdisciplinaridade, foi tema da Jornada da Enfermagem e Multiprofissional 2017 da Santa Casa de Sobral. O evento aconteceu nos dias 23 e 24 de maio, no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do hospital. A jornada teve como objetivo divulgar as boas práticas para funcionamento de serviços de saúde, fundamentados na qualificação profissional da assistência, na humanização da atenção e gestão, na redução e controle de riscos aos usuários e meio ambiente.
Durante o momento de abertura o provedor da Santa Casa de Sobral, Bispo Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, parabenizou os profissionais de enfermagem e lembrou o aniversário do hospital, “há, exatamente, 92 anos esse organismo passou a funcionar, prestando serviço à sociedade carente do município de Sobral e de toda a região Norte do estado do Ceará, de forma que temos razões de sobra para celebrar essa data”, disse.
Na ocasião o Diretor Geral do hospital, Pe. Francisco Júnior Melo, aproveitou para levar uma mensagem de compromisso e amor no fazer de cada profissão e da necessidade de parcerias entre profissionais e gestores em prol do sucesso da instituição. Também compuseram a mesa de abertura o Diretor Administrativo da SCMS, Zózimo Medeiros, o Diretor Financeiro da SCMS, Audisio Aguiar, o Diretor Técnico da SCMS, Cristiano Araújo, o Diretor do DEPE da SCMS, Vicente Pinto, a Diretora de Enfermagem da SCMS, Lucila Albuquerque, e os representantes das Residências Médicas e Multiprofissionais, respectivamente, Juvenal Linhares e José Henrique Linhares.
Além da solenidade de abertura, o primeiro dia do evento contou com apresentações de 87 trabalhos científicos, que foram desenvolvidos nos espaços do Grupo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, e uma aula magna de Boas Práticas em Saúde, ministrada pela mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará e Doutoranda em Ciências da Educação, Michelle Alves.
Já o segundo dia da jornada, contou com uma palestra com tema “Gestão da Qualidade em Hospital de Ensino”, pela mestre e doutoranda em Cuidados Clínicos em Saúde pela UECE, Lidyane Parente Arruda, e uma mesa redonda que abordou a “Gestão do Risco Hospitalar” composta pelos Gerentes de Riscos da Santa Casa, do Hospital Regional Norte e do Hospital do Coração, respectivamente, Antonio Neudimar Bastos Costa, João Kildery Silveira Teófilo e Giovanna Randal Pompeu Silveira Veras. Para finalizar, durante a tarde foram ofertados seis minicursos, todos voltados para o tema central das Jornadas.