Profissionais irão atuar nas áreas de cirurgia geral, pediatria, gineco-obstetrícia, clínica médica, traumato-ortopedia, neonatologia, anestesiologia e medicina intensiva
O programa de residência médica da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, que contempla oito áreas, acolhe neste ano 26 novos médicos. Os residentes irão atuar nas áreas de cirurgia geral, pediatria, gineco-obstetrícia, clínica médica, traumato-ortopedia, neonatologia, anestesiologia e medicina intensiva. Os profissionais foram recepcionados pelos diretores do hospital, além do coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) e de professores dos programas, nesta segunda-feira, 27, no auditório do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa. A programação também contou com uma palestra do presidente da Comissão Estadual da Residência Médica (CEREM CE), Salustiano Gomes de Pinho Pessoa.
A 13ª turma do curso de residência médica conta com profissionais vindos de universidades e faculdades de Medicina de Fortaleza e Sobral (CE), Teresina (PI), Maceió (AL), Natal (RN), além de Campina Grande e João Pessoa (PB). Os médicos passarão por pelo menos dois anos de formação, com carga horária total de 2.880 horas.
O diretor técnico da Santa Casa, Cristiano Araújo, acolheu os novos residentes e lembrou que fez sua residência no hospital na época em que o programa só contava com uma vaga. O diretor clínico da Santa Casa, Cadmo Silton, ressaltou o nível de excelência das residências da Santa Casa e pediu que os novos médicos continuassem a ser referência em suas áreas. “Em cada setor do hospital, o ensino é bem incorporado e todos caminham juntos.”
Já o diretor administrativo, Zózimo Medeiros, destacou que a Santa Casa tem buscado um equilíbrio financeiro e que, apesar da crise econômica, tem se mantido com duas portas abertas “centrando as atividades na atenção ao paciente.” Ele também ressaltou que poucos hospitais de ensino têm departamentos de ensino e pesquisa tão bem estruturados.
O coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão do DEPE/SCMS, Prof. Henrique Linhares, lembrou que os estudantes do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC) obtiveram a melhor média na Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), em agosto de 2016, coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Foram avaliadas 233 instituições de nível superior do País. Ele explicou que a residência da Santa Casa de Sobral também é de excelência e que é preciso que os novos médicos sejam parte integrante do processo.
A Santa Casa é um hospital de ensino certificado há dez anos, o que traz entre as vantagens o atendimento direcionado e priorizado para os pacientes e a atenção ao ensino, pesquisa e extensão. O coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) da Universidade Federal do Ceará/Santa Casa de Misericórdia de Sobral, o médico Júlio César Cavalcante, ressaltou que o objetivo da residência não é atender aos anseios dos médicos, mas às necessidades da população. “Cada residente vai deixando sua marca e construindo uma residência cada vez melhor”, completou.