Novos estudantes são provenientes de várias cidades cearenses, além de estados como Minas Gerais, Amapá, Rio de Janeiro, Piauí, Bahia e Pernambuco. Há ainda uma jovem cabo-verdiana
Os estudantes da 25ª turma do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) participaram de um momento de acolhida na Santa Casa de Misericórdia de Sobral na manhã desta terça-feira, 14. A abertura do evento para os 42 calouros foi realizada no auditório do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE). Contou com a presença do diretor administrativo do hospital, Zózimo Medeiros, e do diretor financeiro, Audisio Aguiar, representando o diretor geral, Pe. Francisco Júnior Melo. Os ingressantes também fizeram uma visita técnica às dependências do hospital.
A excelência de ensino da Santa Casa de Sobral e a evolução da pesquisa e da extensão permearam a fala do diretor administrativo, Zózimo Medeiros. Ele ressaltou que, apesar da crise econômica que afeta instituições de saúde no País inteiro, a instituição segue de portas abertas à população carente. “Apesar da crise, a Santa Casa vem sobrevivendo muito bem. Não fechamos nenhuma porta de entrada. Temos uma emergência adulta e obstétrica aberta à população”, destacou. De acordo com ele, o hospital é “um excelente local de aprendizado.”
O ensino, a pesquisa e a extensão são as principais áreas de atuação do hospital. O coordenador executivo do DEPE, Renault Aguiar Ponte, explicou que as vivências práticas e técnicas acontecem a partir do quarto semestre. No quinto e o sexto anos da faculdade há o internato e, depois de graduados em medicina, podem concorrer a um dos nove programas de residência médica do hospital. O programa de iniciação científica é um incentivo à pesquisa, enquanto as ligas são algumas ações de extensão.
O coordenador dos programas de residência médica da Santa Casa, o médico Júlio César Cavalcante, também é professor do curso de medicina da UFC. Ele saudou os novos estudantes e ressaltou que a qualificação profissional é sempre uma necessidade da profissão. “O objetivo é levar o melhor atendimento para os nossos pacientes. A residência surgiu da necessidade de um direcionamento na qualificação dos médicos. Não adianta ter equipamentos de ponta e uma boa infraestrutura se a mão de obra não é qualificada”, ressaltou.
Estudantes de todo o País
Os 42 calouros do curso de medicina da UFC Sobral são provenientes de várias cidades cearenses, além de estados como Minas Gerais, Amapá, Rio de Janeiro, Piauí, Bahia, Pernambuco. Há ainda uma jovem cabo-verdiana. A escolha por Sobral aconteceu por vários motivos.
Larissa Bessa, 18, veio de Fortaleza por ser “mais perto de casa”. Além disso, de acordo com ela, a cidade é tranquila e muito desenvolvida. A jovem sabe que irá conhecer muitas outras áreas ao longo do curso, mas já se empolga com a pediatria, uma das áreas de atuação das residências da Santa Casa de Sobral. Já Gustavo Pessoa Pinto, 19, é carioca e de cara o que mais o encantou no hospital foi o incentivo à pesquisa. “Tenho contato com a medicina desde criança por conta do meu pai e sou apaixonado pela área de pesquisa científica”, ressaltou.
A professora da disciplina de desenvolvimento pessoal da UFC, Eva Dias Cristino explicou que anualmente os estudantes do primeiro semestre do curso de medicina passam por um percurso para conhecer os principais hospitais da cidade onde eles poderão atuar. Além da Santa Casa, a visita técnica inclui o Hospital do Coração, o Hospital Regional Norte e a Escola de Saúde da Família. “É essencial para a formação dos estudantes e para que eles conheçam as possibilidade de ensino, pesquisa, extensão e atuação profissional”. A professora destacou que o principal objetivo é que os alunos compreendam que podem aplicar todo o conhecimento visto ao longo do curso.