Grupo de humanização promove ações de melhoria da qualidade de vida ao longo do ano, como
festas de Natal e Dia das Crianças, além de campanhas de conscientização como Outubro Rosa e Novembro Azul
Com o foco na atenção à saúde dos pacientes e na melhoria da qualidade das relações profissionais na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) promove um cronograma de ações ao longo do ano inteiro. Entre as iniciativas, estão ações educativas no período de Carnaval, celebração das datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Natal, Dia das Crianças e as Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.
É composto por 14 funcionários voluntários de diferentes áreas do Hospital, como Responsabilidade Social, Terapia Ocupacional, Pastoral Hospitalar, Psicologia, Gestão de Pessoas e Departamento Pessoal. Há ainda colaboradores do Centro Cirúrgico, Almoxarifado, Casa de Saúde São José, Centro de Imagem. Cada profissional tem um olhar diferenciado sobre o paciente e sobre os colaboradores da Santa Casa, promovendo reabilização, elevando a autoestima e preparando o paciente para o retorno ao lar e o convívio familiar.
Entre as novidades para este ano estão uma ação no Dia do Trabalhador com lazer e bem-estar para envolver todos os colaboradores. Além disso, no Dia Mundial da Saúde, celebrado em sete de abril, haverá uma mobilização incluindo todos os colaboradores, além de estudantes e profissionais das várias áreas.
Os principais impactos do grupo são a melhoria das relações no ambiente de trabalho, promovendo saúde de bem-estar para colaboradores e pacientes, além de diminuir os sofrimentos causados pelas internações.
Sobre o Grupo de Humanização
O Grupo trabalha conforme os objetivos da Política Nacional de Humanização do SUS (PNH). “Entendemos humanização como a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores”, destacou a coordenadora do grupo, Lindalva Araújo de Sousa. O principal objetivo do grupo é “desenvolver ações com a perspectiva de organizar esforços para a melhoria da qualidade do funcionamento hospitalar (pacientes e funcionários) baseados na PNH, humanizando o atendimento ao paciente contribuindo para sua recuperação, de forma a minimizar o sofrimento provocado pela hospitalização”, destacou.
O GTH da Santa Casa funciona com reuniões que acontecem mensalmente e, se necessário, semanalmente. As reuniões de humanização são momentos de planejamentos, propostas e reflexões coletivas sobre o trabalho do hospital. “Com a construção desse grupo aproximamos as pessoas, geramos vínculos, compartilhamos as tensões e dificuldades do trabalho e através da análise e da negociação potencializamos novas propostas”, explicou Lindalva.