A- A A+ |

Agenda de Eventos

Sem eventos

Profissionais gerenciam o melhor custo-benefício para o tratamento dos pacientes e buscam economia na compra de insumos

A garantia de que os pacientes terão a melhor assistência no uso dos medicamentos, além da redução considerável nos gastos com os insumos é resultado direto da atuação de 12 farmacêuticos no complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral e Hospital Dom Walfrido. Os profissionais buscam o melhor custo-benefício para os pacientes e atuam na Farmácia Central, Emergência, Quimioterapia, Centro Cirúrgico e Hospital Dom Walfrido. No dia 20 de janeiro é celebrado o Dia do Farmacêutico.

“Na unidade hospitalar, os farmacêuticos desenvolvem processos contidos na “Assistência Farmacêutica”, gerenciando a destruição e uso adequado dos medicamentos, buscando excelência em fármaco-economia, e o melhor custo-benefício em prol do tratamento do paciente”, definiu o farmacêutico da Farmácia Central do hospital, Erivelton Fontenele.

Além disso, outra função é buscar diminuir os problemas relacionados aos medicamentos para os pacientes. “O profissional farmacêutico é fundamental no processo de promoção de saúde no contexto medicamento”, ressaltou. Erivelton explicou que há um acompanhamento dos pacientes do setor de quimioterapia para melhor adequação medicamentosa, identificando os efeitos dos fármacos. Ele disse ainda que a maioria dos pacientes desconhecem se tem ou não alguma reação adversa em consequência do uso de medicamentos.

A Santa Casa de Sobral investe no gerenciamento dos riscos para os pacientes com a comissão farmacoterapêutica que agrega médicos (prescritores) e farmacêuticos, além de profissionais de outras áreas. “Elabora a listas de medicamentos padronizados a depender do perfil de pacientes atendidos no hospital, utilizando como foco a necessidade, segurança, efetividade e custo-benefício”, ressaltou Erivelton.