O estudo da dor é uma preocupação crescente entre os profissionais de saúde. Por isso, a equipe multiprofissional do serviço de neonatologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, visando uma assistência humanizada ao recém-nascido, esteve reunida na sexta-feira (24/02) para discutir a implantação de escalas de avaliação da dor no serviço.
As escalas discutidas foram a Escala de Dor no Recém-Nascido e no Lactente (Neonatal Infant Pain Scale – NIPS), e o Escore para a Avaliação da Dor Pós-Operatória do Recém-Nascido (CRIES), que busca parâmetros comportamentais para avaliar a dor em situações específicas, como no pós-operatório.
De acordo com o coordenador médico do serviço de neonatologia, Dr. Ueides Fechini, através da avaliação da escala de dor é possível realizar um cuidado eficaz, de forma rápida e resolutiva.
Os protocolos foram elaborados pela coordenadora de Enfermagem do serviço de neonatologia, Renides Brasil, e pela enfermeira neonatologista Karine Sales. As duas também promoveram treinamentos sobre o tema nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTINs).