As mães de recém-nascidos prematuros internados na Santa Casa de Misericórdia de Sobral vivenciaram dois dias de comemoração em alusão ao dia da mulher. Na terça-feira (07/03) um café da manhã especial foi organizado na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), e na quarta-feira (08/03), um chá de bênçãos com as mães que ficam alojadas na Casa de Gestante, Bebê e Puérpera da instituição.
Segundo a coordenadora de Enfermagem do serviço de neonatologia, Renides Brasil, o café foi pensado com muito carinho para mostrar às mães que elas inspiram força na luta diária para recuperação dos pequenos. Além de Renides, participaram do momento as enfermeiras Karine Sales e Átilla Albuquerque, a técnica de enfermagem Amália Braga, a coordenadora da Maternidade Sant’Ana, Emanuelle Lopes, e a médica neonatologista Juliana Rodrigues.
De acordo com a terapeuta ocupacional, Rillary Farias, o chá de bênçãos foi pensado para que as mulheres recebessem apoio, carinho e força. “É uma forma de incentivar a luta que essas guerreiras travam diariamente. A ação foi uma espécie de ritual com três etapas: momento de espiritualidade, bênção com óleo, e coroação das mães com rosas”, ressalta.
As mães ainda jogaram um jogo de cartas que abordou a representação da origem, força e energia que contribui no fortalecimento da saúde dos filhos durante a internação. A preparação do ritual também contou com o apoio da enfermeira do Posto de Coleta de Leite Humano, Rosana Furtada, da religiosa Filha de Sant’Ana, Irmã Olgaciane Silva, além de profissionais do serviço de neonatologia e de residentes multiprofissionais.