A- A A+ |

Agenda de Eventos

Sem eventos

Na quarta-feira, dia 27 de setembro, coincidindo com o Dia Nacional da Doação de Órgãos, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral realizouo I Simpósio de Conscientização sobre o processo de Doação de Órgãos. O evento foi organizado pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) da instituição e atraiu profissionais da área da saúde, tanto internos quanto externos, além de estudantes do ramo.

A programação do simpósio incluiu três palestras informativas e esclarecedoras, proporcionando uma visão abrangente sobre a doação de órgãos. A primeira palestra, intitulada 'Identificação do Potencial Doador', foi conduzida pelo médico coordenador do serviço de Urgência e Emergência da Santa Casa, Leonardo Azevedo. O público teve a oportunidade de compreender os critérios cruciais na identificação de potenciais doadores, ressaltando a importância de agir rapidamente nesses casos.

A segunda palestra, abordando a 'Regionalização do Serviço da Organização de Procura de Órgãos e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT)', foi apresentada pelo enfermeiro coordenador da OPO da Santa Casa e membro da CIHDOTT do Hospital Regional Norte, Thiago Ribeiro. Ele detalhou o papel fundamental da regionalização na otimização do processo de doação de órgãos.

Encerrando o simpósio, a última palestra, com o tema 'Acolhimento Familiar', foi ministrada pelo enfermeiro coordenador da UTI do Hospital Regional Norte (HRN), enfermeiro assistencialista do Instituto José Frota (IJF) e membro do Banco de Olhos do Ceará, Diego Bruno Santos. O foco foi a importância do apoio e do acolhimento às famílias envolvidas no processo de doação de órgãos.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do diretor técnico da Santa Casa, Maycon Fellipe da Ponte, da diretora assistencial, Fabiara Parente, do diretor do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), Júlio César Chagas e Cavalcante, do coordenador da OPO, Thiago Ribeiro, e do enfermeiro da OPO, Antônio Neto.