Na noite da terça-feira (03/10), a Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Sobral promoveu técnicas de humanização do parto, quando a interna de enfermagem Vitória Kerolyne, com o apoio das acadêmicas de enfermagem Alice e Alessandra, realizou uma intervenção que envolveu a técnica da ‘Arte da Pintura do Ventre Materno’ com gestantes internadas na ala de Alto Risco.
A coordenadora do Bloco Obstétrico, Emanuelle Rego, destacou que essa ação tinha como objetivo proporcionar um atendimento humanizado e holístico, que considera não apenas a saúde materna, mas também promove medidas de conforto psicoemocionais. “Em um momento em que a intervenção médica e o uso excessivo da tecnologia marcam o ciclo gestacional, essa iniciativa trouxe um elemento significativo para as pacientes”, ressalta.
Através da arteterapia, as gestantes puderam experimentar o que pode ser chamado de "ultrassom natural". Esta técnica permitiu revelar o tamanho aproximado e a posição precisa do feto, da mesma forma que um ultrassom convencional, mas com um toque artístico e emocional.
"A arte da pintura do ventre materno é uma ferramenta poderosa que vai além da simples representação visual. Ela permite que as gestantes não apenas vejam seus bebês, mas também sintam uma proximidade emocional que é essencial para uma experiência de parto mais humanizada e acolhedora", explicou Vitória Kerolyne.