Entre os dias 14 e 29 de setembro, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, por meio do Serviço Social, promoveu uma Educação Permanente (EP) com o tema "Serviço Social e a Comunicação Efetiva". Esta iniciativa teve como principal objetivo capacitar os profissionais da equipe multiprofissional dos serviços assistenciais da instituição, com foco na melhoria das metas de segurança do paciente, com ênfase na comunicação efetiva entre os profissionais de saúde e no entendimento das atribuições do Serviço Social.
A justificativa para a realização desse treinamento reside na importância fundamental da padronização dos mecanismos de comunicação efetiva e na correta solicitação de demandas assistenciais entre as equipes multiprofissionais. A utilização do sistema SoulMV foi destacada como uma ferramenta crucial para atingir esses objetivos, especialmente nas solicitações de parecer social, que desempenham um papel vital no cumprimento das metas de segurança do paciente.
De acordo com a coordenadora do serviço social, Marcela Pereira, a capacitação ocorreu de forma presencial nos setores, proporcionando um ambiente de aprendizado mais envolvente e prático. “O público-alvo incluiu as equipes multiprofissionais dos setores assistenciais São José, São Joaquim, Sala de Recuperação, Maternidade, Madre Rosa, Pediatria, Oncologia, Emergência e Neurologia. Os facilitadores foram os Assistentes Sociais da Santa Casa”, explica Marcela.