A colaboração entre a equipe de enfermagem e o serviço de terapia ocupacional desempenha um papel fundamental na recuperação de pacientes hospitalizados por longos períodos na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Essa interação otimiza os cuidados, promovendo atividades personalizadas que visam à reabilitação funcional e ao bem-estar geral do paciente, contribuindo assim para uma recuperação mais completa e eficaz.
A integração eficiente dessas duas equipes tem sido muito importante na recuperação da paciente Francisca Vitória Almeida da Silva, 17 anos. Natural do município de Moraújo, ela foi vítima de um acidente de trânsito e está sendo cuidada há um mês no hospital. A equipe de enfermagem identificou que a paciente apresentava manifestações emocionais ocasionadas pelo distanciamento de suas atividades diárias e logo acionou o serviço de Terapia Ocupacional que notou o interesse da paciente pela leitura e sugeriu a obra literária juvenil “Depois dos Quinze: quando tudo começou a mudar”.
“O apoio e contribuição do serviço de terapia ocupacional, com suas metodologias e o incentivo da paciente à leitura e o cuidado de toda a equipe de enfermagem da Unidade de Internação São Joaquim estão sendo essenciais para o processo de evolução e recuperação da paciente”, destacou a enfermeira do serviço, Mônica Moura.