A- A A+ |

Agenda de Eventos

Sem eventos

 

No mês de janeiro, a Comissão de Revisão de Prontuários da Santa Casa de Misericórdia de Sobral iniciou suas atividades com a análise mensal dos prontuários, visando identificar fragilidades relacionadas ao preenchimento correto dos documentos, com foco na segurança do paciente. Esta análise não apenas visa garantir a precisão dos registros médicos, mas também se alinha com metas internacionais de segurança do paciente, sendo ativa em pelo menos quatro delas: identificação correta do paciente, segurança na prescrição e administração de medicamentos, cirurgia segura e comunicação efetiva.

"A importância dessa iniciativa reside no papel fundamental que o prontuário desempenha como base de dados para a equipe e paciente, fornecendo informações cruciais sobre a assistência oferecida na instituição. Além disso, a Comissão de Revisão de Prontuários é uma comissão obrigatória, prevista em legislação, o que a torna um potente disparador de diversas demandas relacionadas à assistência, podendo ser aprimoradas a partir do que o prontuário evidencia", destaca o enfermeiro e presidente da comissão, Joaquim Ismael.

A comissão também conta com membros executivos e consultores de diversos setores, incluindo assistência, faturamento, SAME, gerência de risco, núcleo hospitalar de epidemiologia, gerência de qualidade, planejamento e governança, direção técnica e direção assistencial. Com essa abordagem multidisciplinar, a comissão busca garantir a excelência na segurança e qualidade do atendimento prestado pela Santa Casa.