Na sexta-feira, (15/03), a Santa Casa de Misericórdia de Sobral promoveu o II Encontro Sobralense de Doação de Órgãos, um evento para disseminar conhecimento e promover a integração entre profissionais e estudantes da área da saúde. Realizado no auditório do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), o encontro teve como objetivo principal incentivar a compreensão sobre o processo de morte encefálica, a doação de órgãos e tecidos para transplantes, além de fortalecer a integração entre a Organização de Procura de Órgãos (OPO) e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).
A programação do evento contemplou uma série de palestras conduzidas por profissionais protagonistas na área da captação de órgãos. A primeira palestra, intitulada “Manutenção do Potencial Doador”, foi proferida pelo médico coordenador do serviço de urgência e emergência e da Organização de Procura de Órgãos, Leonardo Pinheiro de Azevedo. Em seguida, o enfermeiro da Unidade de Terapia Intensiva Adulto I da Santa Casa, Antônio Pereira dos Santos Neto, abordou os “Desafios do processo de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante”.
Outro ponto alto do evento foi a palestra sobre “Estruturação das CIHDOTTS da Região Norte”, ministrada pelo enfermeiro coordenador da UTI Adulto II e coordenador da OPO no hospital, Thiago Ribeiro Campos. Encerrando as atividades, o enfermeiro da OPO, Elias Farias Monte Júnior, apresentou o projeto “Conversa com a OPO”, que busca aprimorar a comunicação sobre o processo de doação entre os profissionais da Santa Casa e o público externo.
A mesa de abertura, sob o tema “Santa Casa de Misericórdia de Sobral: um hospital captador de múltiplos órgãos”, foi composta pela diretora assistencial, Fabiara Parente, pelo médico coordenador da OPO, Leonardo Azevedo, pelo enfermeiro coordenador da OPO, Thiago Ribeiro, e pela representante do DEPE, a técnica em assuntos educacionais, Larrissa Moraes.