Na sexta-feira (05/04), a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), realizou as “Oficinas do Paciente Seguro” nas salas de aula do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão. O evento teve como objetivo promover a conscientização e aprimoramento das práticas relacionadas à segurança do paciente.
As oficinas abordaram temas fundamentais como prevenção de broncoaspiração, lesão por pressão, flebite, medicamento seguro e segurança nutricional. Cada uma das áreas foi conduzida por profissionais especializados da Santa Casa, e os participantes ainda foram sorteados com kits doados pela Faculdade Luciano Feijão.
A oficina “Prevenção de Broncoaspiração” foi ministrada pela fisioterapeuta Samara Araújo, enquanto a “Prevenção de Lesão por Pressão” ficou a cargo dos enfermeiros Ranielle Albuquerque e Elias Farias. Já a “Prevenção de Flebite” foi conduzida pelas enfermeiras Conceição Farias e Raiara Aguiar. Os farmacêuticos Gracianny Magalhães, Sérgio Siebra, Carla Menezes e Darla Aguiar abordaram o tema “Medicamento Seguro”, enquanto as nutricionistas Andrea Bastos, Samara Evangelista, Railene de Lima e Amanda Nunes discutiram sobre “Segurança Nutricional”.
O coordenador do NSP, Saulo Barreto, destacou a importância dessas atividades para aprimorar a cultura de segurança entre os pacientes atendidos pela Santa Casa de Sobral. “Treinamentos como esse são essenciais para fortalecer a qualidade dos serviços prestados pela instituição, que é referência em saúde para mais de 50 municípios da região norte do Ceará”, destaca.