A- A A+ |

Agenda de Eventos

Sem eventos

Na quinta-feira (18/04), a Santa Casa de Misericórdia de Sobral implantou o Prontuário Afetivo (PA). A apresentação da nova ferramenta aconteceu no auditório do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), liderada pela diretora assistencial, Fabiara Parente, e pela terapeuta ocupacional, Rillary Farias.

Diferenciando-se do tradicional prontuário médico, o Prontuário Afetivo é um documento para registrar, de maneira carinhosa, as preferências de pacientes que têm dificuldades em se comunicar verbalmente. Segundo Rillary Farias, terapeuta ocupacional envolvida no projeto, esse registro afetivo revela informações preciosas sobre os gostos pessoais do paciente, incluindo preferências musicais, atividades prediletas e como deseja ser tratado.

“O PA é uma ferramenta colaborativa, preenchida com o auxílio da família do paciente e da equipe multiprofissional. Ele visa oferecer uma visão completa do indivíduo, garantindo que suas particularidades sejam levadas em consideração durante o tratamento. Importante ressaltar que o Prontuário Afetivo não é manipulado pelo próprio paciente, mas sim por aqueles que o conhecem e cuidam dele”, enfatiza a terapeuta ocupacional.

Rillary destaca ainda que os prontuários estão acessíveis a todos os profissionais da instituição, contribuindo de maneira significativa para o processo de internamento de pacientes de longa permanência.