Em alusão ao Dia Mundial de Higiene das Mãos, celebrado no mês de maio, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIRAS), promoveu na sexta-feira (10/05), uma mesa redonda com o tema "Estratégias e desafios na adesão à higienização das mãos". O evento, realizado no auditório da instituição, contou com a presença de renomados profissionais da área da saúde, que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre a importância da higienização das mãos na prevenção de infecções hospitalares.
A mesa redonda foi composta por Michele Carneiro, coordenadora do SCIRAS da Santa Casa; Diana Carla Muniz, coordenadora do SCIRAS do Hospital Regional Norte; e Elizárbio Carneiro, coordenador do SCIRAS do Hospital Municipal Estevam Pontes. Os palestrantes abordaram diversos aspectos relacionados à higienização das mãos, como a importância de seguir as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), as melhores práticas para a realização da lavagem das mãos e os desafios para garantir a adesão dos profissionais de saúde a essa prática fundamental. "A iniciativa teve como objetivo conscientizar os profissionais da saúde sobre a importância da higienização das mãos e incentivar a adesão a essa prática essencial para a segurança dos pacientes e dos próprios profissionais", ressaltou Michele.
Ao final da mesa redonda, os colaboradores que estiveram presentes participaram de um sorteio patrocinado pela Grendene. Também estiveram presentes a gerente de qualidade, planejamento e governança, Leidiane de Paiva; e o gerente de processos assistenciais, Joaquim Ismael.