A- A A+ |

Agenda de Eventos

Sem eventos

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral, por meio da Comissão de Atendimento e Prevenção aos Maus Tratos a Criança e Adolescente (CAPMTCA), promoveu, na terça-feira (30/04), o I Simpósio de Reconhecimento de Situações de Maus-tratos a Criança e Adolescente. O evento, realizado no auditório do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), reuniu profissionais de diversos serviços para discutir e aprimorar a identificação e o manejo de casos de violência contra crianças e adolescentes.

O psicólogo da Santa Casa e presidente da CAPMTCA, Walter Fonseca, iniciou o simpósio apresentando a comissão e descrevendo as diversas tipologias de maus-tratos, além de detalhar os fluxos existentes na instituição para lidar com essas situações. Em seguida, a assistente social e membro da comissão, Tereza Parente, destacou as leis que protegem crianças e adolescentes, fundamentadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O evento também contou com a presença do conselheiro tutelar de Sobral, Wagner Ribeiro, que discutiu os fluxos municipais e exemplificou como proceder em determinados casos de maus-tratos. Um dos momentos mais esperados foi a mesa redonda intitulada “Maus-tratos: identificando violência em crianças e adolescentes”, conduzida por Walter Fonseca, Tereza Parente e Amanda Tomas, proporcionando um debate aprofundado e enriquecedor.

A mesa de abertura foi composta pela diretora assistencial, Fabiara Parente, a gerente de qualidade e governança, Leidiane Silva, o presidente da CAPMTCA, Walter Fonseca, e o conselheiro tutelar Wagner Ribeiro, reforçando o compromisso institucional e intersetorial na luta contra a violência infantil.