A- A A+ |

Agenda de Eventos

Sem eventos

Nesta quarta-feira (28/05), a Santa Casa de Misericórdia de Sobral marcou presença no II Simpósio Sobralense de Serviço Social, uma realização do UNINTA EAD em parceria com a Faculdade 5 de Julho. O evento fez parte do encerramento da VI Semana do Serviço Social e reuniu profissionais, estudantes e lideranças para debater temas urgentes e contemporâneos.

O simpósio promoveu reflexões críticas sobre justiça socioambiental, racismo ambiental e o papel do setor privado nas questões climáticas. A palestra principal abordou o tema “Justiça ambiental para enfrentar a desigualdade social”, com a presença de Juliana Alves, secretária dos Povos Indígenas do Estado do Ceará, e Letícia Lacerda Freire, coordenadora de sustentabilidade do IFCE – Campus Sobral.

As discussões ressaltaram o papel transformador do Serviço Social na luta por justiça, evidenciando a urgência de combater as desigualdades que atingem de forma mais severa as comunidades indígenas e as periferias urbanas.

Para Felipe Ferreira, assistente social da Santa Casa e coordenador do curso de Serviço Social do UNINTA EAD, “o simpósio reafirmou o compromisso do Serviço Social com uma atuação ética, crítica e engajada, promovendo a construção de uma consciência coletiva em defesa da justiça ambiental e da equidade social”.

Estiveram presentes Marcela Pereira, coordenadora do serviço social da Santa Casa, Regina Aguiar, coordenadora da atenção especializada de Sobral, Cláudia Costa, secretária executiva da secretaria de direitos humanos e assistência social, Francisca Lopes, coordenadora de políticas, planejamento e avaliação em saúde, Ilani Marques, professora do Uninta e Isabelle Melo, coordenadora do curso de serviço social da Faculdade 5 de Julho.

Como gesto de solidariedade, foram doados quilos de alimentos para a Santa Casa de Sobral, fortalecendo a corrente de cuidado e apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade.