A Santa Casa de Misericórdia de Sobral realizou, na última sexta-feira (27/06), seu Planejamento Estratégico 2025-2026. O encontro, que reuniu membros da diretoria, colaboradores e convidados, foi marcado por palestras, atividades em grupo e a definição de diretrizes que vão orientar o futuro da instituição.
“O planejamento estratégico se consolida como uma ferramenta essencial para o sucesso e a sustentabilidade da Santa Casa. Ele permite que a instituição defina com clareza sua missão, visão, objetivos e metas, orientando suas ações de forma proativa e assertiva”, destaca o diretor-geral da Santa Casa, José Ueides Fechine Júnior.
Segundo ele, ao estabelecer diretrizes e prioridades, o planejamento contribui para o alinhamento das equipes, a otimização de recursos e a antecipação de riscos e oportunidades, promovendo uma gestão mais eficiente, integrada e orientada para resultados.
A manhã foi conduzida em clima acolhedor, ao som da apresentação musical de Junior e Louise, seguida de um momento de espiritualidade conduzido pela Irmã Elza, que elevou os pensamentos dos presentes para um dia de propósito coletivo.
A Mesa de Abertura contou com autoridades e gestores do hospital e da saúde municipal, entre eles a Secretária de Saúde de Sobral, Michelle Alves Vasconcelos Ponte, o Secretário Executivo Francisco Meykel Amancio Gomes, a coordenadora da Atenção Especializada e Hospitalar de Sobral, Regina Aguiar e representantes da Santa Casa. Todos destacaram a importância de um planejamento estruturado para a continuidade da missão assistencial da instituição filantrópica.
O ciclo de palestras trouxe nomes relevantes como o administrador hospitalar Rafael Vieira Lopes, do Hospital São Camilo, que abordou práticas eficientes de Planejamento Estratégico, e Carlos Henrique Távora Pereira, do Grupo Aço Cearense, que participou virtualmente com uma reflexão sobre inovação e gestão.
Durante a tarde, após a explanação do consultor Joaquim Ismael sobre a metodologia utilizada, os participantes foram divididos em quatro grupos temáticos, responsáveis por discutir os eixos estratégicos: Ensino, Tecnologia e Inovação; Governança e Melhoria Contínua; Segurança e Experiência do Paciente e Santa Casa Sustentável.
Na sequência, os diretores Dr. Ueides Fechine e Dr. Lizandro Teles apresentaram a Identidade Institucional da Santa Casa, reforçando missão, visão e valores que orientam o trabalho diário da equipe hospitalar.