A- A A+ |

Agenda de Eventos

Sem eventos

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), por meio da Maternidade Sant’Ana, promoveu nos dias 19 e 20 de maio o primeiro workshop com a temática “Boas práticas no parto humanizado na perspectiva multidisciplinar”, ministrado por profissionais de diversas áreas da saúde como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Psicologia. O workshop foi voltado para profissionais e estudantes que atuam na área de obstetrícia da unidade, e demais unidades de saúde de Sobral e região. Nos dias do evento, os inscritos puderam realizar a doação de pacotes de fraldas que foram direcionadas à Maternidade do hospital.

A equipe que dá assistência à mulher para prepará-la para o parto humanizado funciona como uma orquestra: cada instrumento tem a sua importância e todos se unem para o espetáculo principal, que é o nascimento do bebê. Geralmente, essa equipe é composta por obstetras, enfermeiros obstetras, pediatras, fisioterapeutas, doulas e anestesistas. “O trabalho em equipe traz múltiplos benefícios a todos os envolvidos, em especial à gestante e ao bebê. Esse workshop foi uma oportunidade para aprendizados e compartilhamentos de competências técnicas diversificadas no propósito de trazer mais acolhimento, conforto, profissionalismo e humanização para o momento do parto”, destaca a coordenadora de Enfermagem da  Maternidade Sant’Ana, Andrezza Gomes.

Para o diretor-geral do Complexo SCMS, Klebson Carvalho Soares, a humanização na assistência deve ser priorizada por todos os profissionais da Santa Casa, seja na maternidade ou em qualquer outro serviço. “No caso do parto, é importante aprender e compartilhar técnicas onde as escolhas da mulher serão ouvidas e respeitadas. São pilares da humanização do nascimento o protagonismo do parto restituído à mulher, e uma visão integrativa e interdisciplinar do parto, considerando os aspectos emocionais, sociais e culturais. E esse é o objetivo desse workshop, abrir a mente de nossos profissionais e estudantes para enxergar o papel de cada profissional em direção à um parto humanizado”, enfatiza o diretor-geral.

O I Workshop da Maternidade Sant’Ana teve o apoio do Centro Universitário Inta (UNINTA), Faculdade Luciano Feijão, Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras – Seção Ceará, Liga Acadêmica Interdisciplinar de Obstetrícia (LAIOB), Sereno Cacau, Super Lagoa, Bem Granel – Alimentos Saudáveis, Betânea Lácteos, Clínica Ver Nascer, Farmácia Central de Sobral, e de vários médicos do Bloco Obstétrico.