Ano passado, o casal massapeense Lanna Régia Campos e Renato Parente Aguiar Andrade Filho passavam por uma situação delicada: o filho, Bernardo, nasceu de forma prematura e teve que ficar internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Após várias complicações, o pequeno conseguiu a tão sonhada alta, e agora, um ano depois, os pais retornaram ao hospital para acalentar outras mães que estão passando pela mesma situação.
Na quinta-feira (22/12), as mães de bebês prematuros internados na Santa Casa ganharam um almoço especial de Natal, além de kits de higiene para os bebês. O almoço aconteceu na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, um espaço propício para aconchegar as mães de outras cidades durante o período de tratamento dos filhos, visando o fortalecimento do vínculo com os pequenos.
A iniciativa foi pensada pelos pais de Bernardo logo quando o filho chegou em casa. “Decidimos que celebrar o primeiro aninho do Bernardo seria com ele bem em casa e nós retornando à Santa Casa para levar mensagem de fé e esperança para outras mães que estão passando o mesmo que nós passamos. Por isso decidimos pedir doações de produtos de higiene a amigos, e também contribuir com um almoço especial de Natal, para fortalecer no coração de cada mamãe a verdadeira magia do natal: a fé”, destaca.
Para a enfermeira responsável pela Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, Josiane Gomes, conviver com as histórias de vitórias de cada mãe e filho que passa pelo ambiente é gratificante e inspirador. “Trabalhar aqui é ver e sentir milagres diariamente, e acima de tudo, aprender a ser forte assim como cada mãe demonstra ser. E poder enxergar a sensibilidade de pessoas que também já passaram por essa mesma situação é o que nos alegra”, enfatiza.
Além das mães da UTIN, na quarta-feira (21/12), as mães que acompanham os filhos na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) também ganharam um almoço especial, organizado por profissionais do serviço de neonatologia, do serviço de nutrição e dietética do hospital e de membros do Grupo Amigas do Peito. De acordo com a enfermeira Karine Sales, proporcionar um pouco de alegria no meio de tantas angústias e incertezas vivenciadas pelas mães de prematuros não tem preço.