A gerente do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Lia Gomes da Frota Machado, participou no dia 11 de março, da aula magna das Residências Multiprofissionais, que abordou o tema: “Atuação da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde no Fortalecimento das Residências” e teve como convidado ilustre o Diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde do Ministério da Educação (MEC), Dr. Sérgio Henrique da Silva Santos. O evento foi realizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Centro Universitário Inta (UNINTA).
O evento, que marcou o início letivo das atividades acadêmicas das residências, contou com a formação de uma mesa solene composta pela Profa. Dra. Michelle Alves, Diretora do CCS do UNINTA, pela Profa. Me. Regina Maria Aguiar Alves, Pró-Reitora de Extensão e Responsabilidade Social, pelo Prof. Dr. Tiago Sousa de Melo, Coordenador da Residência Multiprofissional, também representando o Prof. Dr. Luiz Derwal Salles Junior, Coordenador da Residência Médica, pela Profa. Me. Lia Gomes da Frota Machado, Gerente do DEPE/SCMS, pelo Prof. Me. Osmar Arruda da Ponte Neto, Diretor Geral da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia e pelo Prof. Me. Ramuelly Olinda Cavalcante, Diretor Técnico do Hospital Veterinário do UNINTA.
Para o coordenador da Residência Multiprofissional, Prof. Dr. Tiago Sousa de Melo “a Residência em Saúde é uma pós-graduação que é considerada ‘Padrão-Ouro’ de formação para profissionais que buscam se especializar dentro de uma determinada área de atuação. Os programas do UNINTA são desenvolvidos baseados em projetos pedagógicos que visam a formação do Residente nas Redes de Atenção e visam a formação de excelência de profissionais médicos, médicos veterinários, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas.”
Hospital de Ensino
Em 2007 a Santa Casa de Misericórdia de Sobral tornou-se hospital de ensino, certificado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, passando a contar com o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), contribuindo decisivamente para a formação de mais de 10 profissões da saúde e oferecendo nove Programas de Residência Médica e três Programas de Residência Multiprofissional, em parceria com instituições de ensino superior (UFC, UVA, UNINTA e FLF) e com a Escola de Saúde Pública do Ceará.