Com o objetivo de estudar a portaria N° 154, que define os critérios mínimos para o funcionamento e avaliação dos serviços públicos e privados que realizam diálise, reuniram-se na segunda-feira (26/04) representantes da Equipe multiprofissional, serviço administrativo, farmácia e almoxarifado do Serviço de Hemodiálise do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
O momento buscou capacitar as lideranças no serviço de terapia renal substitutiva em obediência às portarias do Ministério da Saúde, e foi ministrado pelo médico nefrologista, Dr. Paulo Roberto Santos, e pelos enfermeiros Verilene Fernandes Macário e Fábio Farias Pereira, coordenadores da Clínica Dom Odelir e da Unidade de Diálise e Transplante Renal da Santa Casa, respectivamente.
De acordo com gerente administrativo do Serviço de Hemodiálise, Flávio Sales, capacitar e empoderar as lideranças são alguns dos principais objetivos do serviço. “Como diz Henry Ford, quando tudo parece estar indo contra você, lembre-se que o avião decola contra o vento, não a favor dele”, enfatiza.