Entrando em uma nova fase voltada à qualidade da assistência, os enfermeiros da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) começaram a executar e supervisionar de forma direta a administração e a monitorização da transfusão de sangue e seus componentes, atuando nos casos de reações adversas. Para ressaltar as normas e regulamentos de legislação vigentes, os profissionais passaram por um treinamento na quinta-feira (26/11) com as enfermeiras Vanusa Helena Melo e Amanda de Oliveira Barbosa, ambas do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce-Sobral).
O momento aconteceu no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) do hospital, e marca o início de mais uma transição para a Santa Casa, onde os enfermeiros estão sendo empoderados de mais um papel fundamental. “A enfermagem possui um papel fundamental nas atividades exigidas pela hemoterapia. Por isso são necessários profissionais capacitados e atualizados nos procedimentos que esse tipo de tratamento possui como pré-requisitos, para contribuir com a qualidade da assistência prestada”, explica a enfermeira Amanda Barbosa.
Atingir a meta de 100% em conformidade nos processos da Agência Transfusional da Santa Casa é uma das metas da diretora de Enfermagem da instituição, Dra. Conceição Nunes. “Recentemente uma das nossas unidades – o Hospital do Coração – passou por uma avaliação e em sua Agência Transfusional obtivemos 100% de conformidade, e assim é esse o caminho que vamos trilhar aqui. É o começo de um enorme trabalho em equipe, onde não podemos ter erros, devemos acertar nos mínimos detalhes como, por exemplo, no preenchimento de documentos de legislação vigentes, onde garantimos a segurança no atendimento a nossos pacientes”, ressalta a diretora de Enfermagem.