A- A A+ |

Agenda de Eventos

Sem eventos

O leite materno é importante para todos os recém-nascidos, principalmente para os prematuros de baixo peso que estão internados em hospitais e não podem ser amamentados pela própria mãe. Por isso, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) dispõe de um Posto de Coleta de Leite Materno Humano – vinculado ao Banco de Leite do Hospital Regional Norte (HRN) – e incentiva a doação interna e externa do alimento. A coleta é realizada por profissionais da instituição que, no caso de doadoras externas, se dirigem uma vez por semana até a casa das mesmas. Diplomas de doadoras são entregues para agradecer e enfatizar a nobreza do ato.

Quando estão amamentando, algumas mulheres produzem um volume de leite além do necessário para seus bebês, o que possibilita que se tornem doadoras. Ao entrarem em contato com o Posto de Coleta da Santa Casa, a doadora recebe em sua residência, a visita de uma funcionária qualificada que realizará triagem, cadastro e fornecerá orientações sobre a coleta. Exames serão realizados, e caso o resultado seja satisfatório, a doadora receberá um kit com o material necessário para a coleta – que é realizada na própria residência em frascos de vidro esterilizados, que devem ser armazenados em congelador ou freezer.

De acordo com a enfermeira do Posto de Coleta de Leite Humano da Santa Casa, Rosana Furtado, o trabalho com as doadoras internas e externas é realizado seguindo todas as medidas de segurança possíveis: “Antes da retirada do leite, a mãe precisa lavar as mãos, colocar um pano limpo, evitar falar na hora da retirada e pedir para que ninguém entre no ambiente. Por conta do novo coronavírus, é ideal usar máscara e não pegar no rosto, boca ou olhos quando estiver fazendo a coleta”, destaca.