Para marcar a abertura do mês internacional de sensibilização para a prematuridade, também conhecido como novembro roxo, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) promoveu na quarta-feira (04/11) um momento de oração com as mães de recém-nascidos prematuros internados no hospital. Abertura aconteceu na Capela da instituição, e a emoção tomou conta de profissionais e mães, quando mensagens de apoio foram lidas e, flores foram ofertadas às guerreiras presentes.
De acordo com o coordenador médico do serviço de Neonatologia da Santa Casa, Dr. José Ueides Fechine Júnior, sempre é interessante ressaltar o papel fundamental que os profissionais e as mães possuem na recuperação do bebê: “Às vezes ainda não temos consciência disso. Para o nosso dia a dia, os vários processos que direcionamos àqueles bebês podem se configurar em apenas mais uma técnica, mas daqui a alguns anos esses recém-nascidos vão estar falando, brincando, e desempenhando seu papel no mundo. E nós, seremos lembrados como responsáveis por aquilo. Somos pessoas privilegiadas por termos a função de cuidar desses bebês, e dar força e esperança à essas guerreiras que são as mamães”, enfatiza.
“Durante todo o mês de novembro organizamos várias atividades voltadas à sensibilização para a prematuridade. Mas, pensamos em um momento de acolhimento e oração para iniciarmos nosso novembro roxo, para que todos fossem capazes de sentir a força e esperança que repassamos diariamente uns aos outros”, destaca a enfermeira coordenadora do serviço de Neonatologia da instituição, Andrea Ribeiro.