A- A A+ |

Agenda de Eventos

Sem eventos

 

Para proporcionar ao paciente oncológico mais conforto e segurança durante o tratamento quimioterápico, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral iniciou no mês de janeiro, a realização de procedimentos vasculares para implantes de cateteres. Os procedimentos são conduzidos pelo médico vascular Dr Elpídio Ribeiro e o pós-operatório realizado pela equipe de enfermagem do serviço de quimioterapia.

Também chamado de port ou port-o-cath, o "Cateter totalmente implantável" é utilizado para infundir medicamentos diretamente na corrente sanguínea, sem a necessidade de puncionar veias dos braços. Ele é necessário para a realização de quimioterapia para câncer. "Como os medicamentos utilizados neste tratamento agridem as veias dos braços, a colocação de cateter proporciona conforto para o paciente, baixa taxa de infecção e tem um alto nível de assertividade, pois evita o extravasamento do medicamento aplicado", explica a coordenadora de enfermagem do serviço de Quimioterapia, Mirvana Linhares.

Os procedimentos serão realizados mensalmente na Santa Casa, sendo ofertadas consultas ambulatoriais de retornos e novos agendamentos para implantação de cateter por meio do serviço de Gestão de Leitos da unidade hospitalar.