A- A A+ |

Agenda de Eventos

Sem eventos

Sendo cada vez mais reconhecida por ser referência em saúde para toda região norte do estado do Ceará, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), aprimorou seu serviço de ar medicinal com a aquisição de um compressor de ar com alta tecnologia, totalmente isento de óleo, que proporciona melhor qualidade e confiabilidade de ar para as diversas aplicações realizadas no hospital. O investimento com equipamentos e infraestrutura aconteceu antes da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), e custou cerca de R$ 375 mil.

De acordo com o engenheiro eletricista da instituição, José Wilker Rocha, o hospital utilizava antes um ar medicinal sintético: “Com um equipamento chamado misturador, fazíamos uma mistura de oxigênio com nitrogênio e produzíamos o ar, que também era extremamente puro, entretanto não era ecologicamente viável devido ao seu alto custo de produção. Então, elaboramos um projeto bem dimensionado, e construímos uma usina, que é composta de dois compressores parafusos, totalmente isentos de óleo, que nos garante confiabilidade nos produtos utilizados nos pacientes”, enfatiza o engenheiro.

O ZT18, da Atlas Copco, é um compressor com certificação de Classe 0, que não apresenta condensadas nas circulações e nem óleos derivados do petróleo, como os de tecnologia inferior. “A tecnologia do novo compressor em operação na Santa Casa é a mesma utilizada em grandes hospitais do país como Albert Einstein e Sírio Libanês. Então, hoje somos referência também no serviço de ar medicinal”, ressalta José Wilker.